Diversidade
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
RENATA ALVES DE OLIVEIRA
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
DIVERSIDADE NA SOCIEDADE
Taubaté
2013
RENATA ALVES DE OLIVEIRA
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociedade e diversidade no contexto educacional; Processo educativo no contexto histórico-filosófico; Comunicação e linguagem.
Profs. Bernadete Strang, Fábio Luiz da Silva, Lilian Salete A. M. Lima e Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Fabiana Marinho.
Tutor(a) de sala: Telma Magalhães Bastos.
Taubaté
2013
INTRODUÇÃO
A diversidade (do latim diversitas) é uma noção que se refere às diferenças, às variedades de coisas distintas ou às divergências. Para analisarmos a questão da diversidade, ou seja, se é que é possível admitirmos que cada indivíduo seja portador de diversas características que o diferenciam dos demais, entende-se também que a multiplicidade de expressões se coloca em um mundo padronizado. Por mais que exista uma dinâmica intensa na forma como as pessoas vivam a história, não é possível negar a tendência unificante que existe no social.
DESENVOLVIMENTO ( Diversidade na sociedade )
1. Diversidade histórica
[pic]
Há vários, fatores que durante os séculos foram acontecendo e miscigenando a sociedade, dentre esses fatores, a vinda do homem para a América, tanto na parte pré-histórica, quanto nas grandes navegações, a chegada do europeu na América, na África, Ásia, e hoje, pode se dizer que é globalização responsável, pois comunica vários países através da tecnologia. Existiram diversos acontecimentos que fizeram com que ocorresse uma diversidade histórica. Primeiramente, pode-se concluir que no período