farmacia
FACULDADE DE SAÚDE DE IBITURUNA
Pós-Graduação lato Sensu em Medicina Intensiva
Dr. Renato Costa Franco Júnior.
Uso do Selo de Látex no Pneumo Tórax Hipertensivo
Vitória da Conquista(BA), Brasil.
2011.
RESUMO
O objetivo do presente artigo é melhorar a ventilação e aumentar a expectativa de vida em pacientes vítimas de politrauma com evolução de pneumo tórax hipertensivo, no atendimento pré e intra hospitalar, utilizando para tal fim material de baixo custo, fácil acesso e eficácia comprovada, importante do ponto de vista clínico e de saúde pública.
INTRODUÇÃO
O grande desenvolvimento econômico e social que impulsiona o Brasil, na atualidade, colabora para o aumento crescente de acidente de trânsito sendo este uma das principais causa de morte na atualidade. Na intenção de reverte este cenário houve esforço das autoridades com a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), UTI-Móvel, que envolve o treinamento e capacitação de profissionais para o atendimento pré-hospitalar que em grande parte envolve pacientes vítimas de politraumatismo.
Abordaremos o trauma de tórax, que consiste nas lesões de órgão e tecidos, produzidos por forças vulnerantes com intensidade suficiente para vencer sua resistência. Uma vez produzido tal fenômeno esse paciente pode desenvolver um colapso de suas funções respiratórias devido a entrada de ar exterior na cavidade torácica tornando a pressão intra torácica positiva, que faz com os pulmões se colapsem, gerando assim uma insuficiência respiratória aguada e conseqüentemente ao óbito, que se caracteriza como tórax hipertensivo pós-traumático.
Como as diferenças regionais de um pais de proporção continental como o nosso, nos vemos obrigado a usar da criatividade sem perder de vista as bases centifico-técnicas, para aperfeiçoar métodos que trazem bons resultados finais. Entre meses agosto de 2007 e abril de 2008, foram observados o uso do selo de látex em pacientes