Farmacia Caseira
Aluno: Matrícula:
Farmácia Caseira
Cidade
201
Introdução:
Os medicamentos cada vez mais fazem parte de nosso cotidiano, estudar sobre eles seria uma forma de conhecê-los melhor e nos esclarecermos. A Farmácia Caseira é um procedimento que leva informação de um modo simples e eficaz, possibilitando a adquirir conhecimentos novos e salutares.
Procedimentos:
A pesquisa foi elaborada em dois domicílios localizados em Florianópolis-SC onde vivem cerca de 7 pessoas, quatro homens e três mulheres, através de uma tabela foi realizado o levantamento dos medicamentos e com base na mesma foi feito um estudo previamente didático.
Resultado:
Na casa havia 18 medicamentos sendo que, 8 eram de referência, 4 similares, 5 genéricos e 1 fitoterápico (Gráfico 1). 11 desses medicamentos possuem prescrição médica e 7 não tinham prescrição. O número de medicamentos vencidos (9) é muito alto se considerarmos que cada medicamento vencido pode apresentar um certo risco a saúde (Gráfico 2). Há também medicamentos sem bula (5) ou embalagens (3) que deixam o paciente sem nenhuma informação do produto, sua via de administração, suas indicações e seus efeitos colaterais e entre outros fatores de suma importância para o consumidor. Quanto ao local onde se encontrava-se os medicamentos: alguns medicamentos foram encontrados em locais úmidos e impróprios para a conservação do mesmo, fazendo com que seu efeito seja duvidoso.
Tipos de medicamentos encontrados:
Gráfico 1
Validade dos Medicamentos:
Gráfico 2
Conclusão:
Analisando em um contexto geral, verificamos que existe muita