Estudo dirigido Altera es Fisiologicas 1
CURSO DE NUTRICAO
CREDENCIADO PELA PORTARIA MINISTERIAL N3891/2004 DE 24 DE NOVEMBRO DE 2004
DISCIPLINA: DIETÉTICA
Profº Marluce Coutinho
ELIEDÊ DE SOUSA COSTA RODRIGUES
1 - Quais as mudanças que ocorrem comumente na composição corporal dos idosos e quais consequências desta para a nutrição do idoso?
2- Fale sobre as alterações esqueléticas, tegumentar e nas articulações do idoso e quais as suas consequências para nutrição.
3- O que o envelhecimento altera no Sistema Digestório? Quais alterações comprometem o processo de nutrição (ingestão, digestão, absorção e metabolismo)? distúrbios gastrointestinais podem surgir com o envelhecimento?
4- Ser idoso já é uma condição de risco para o desenvolvimento do diabetes tipo II. Qual a relação desta condição às alterações fisiológicas no sistema endócrino?
5-De acordo com as alterações no sistema cardiovascular do idosos, qual a possível explicação do alto índice de Hipertesão Arterial Sistêmica?
6- Qual alteração fisiológica está ligada as quedas comuns nos idosos?
RESPOSTAS
1- O envelhecimento pode traduzir-se, parcialmente, pela diminuição da estatura e do peso, perda de tecido ósseo e muscular, aumento da gordura corporal e diminuição da quantidade de água corporal total. Alterações fisiológicas, processos patológicos crônicos e situações individuais que ocorrem com o envelhecimento, geralmente interferem no estado nutricional do indivíduo. Por exemplo, a púrpura senil, que geralmente é consequência do envelhecimento da pele. Outro achado bastante comum é a cegueira noturna, que pode ter como causa a presença de catarata.
2- A pele do idoso sofre alterações que são próprias do envelhecimento, como a perda da elasticidade, tornando-se mais susceptível a lesões quando o paciente está restrito ao leito. No sistema musculoesquelético, as principais alterações que podem ser observadas dizem respeito a encurtamento, atrofia muscular,