faringe
A função da faringe é a circulação de alimentos e ar. Ao respirarmos o ar entra nas fossas nasais ou pelo orifício da boca passando pela faringe, encaminhando-se para traqueia e pelos brônquios até chegar aos pulmões. No caso dos alimentos, eles sempre entram pelo orifício da boca, seguindo até a faringe média, indo ao esôfago e seguem para o estômago. É graças à presença da epiglote que ocorre essa dupla função na faringe. Ela situa-se na parte superior da laringe e serve para controlar a entrada de ar para a laringe e os alimentos para o esôfago, pois, durante a deglutição ela fecha-se, não permitindo a entrada do alimento na laringe.
A faringe é um órgão tubular de aproximadamente quinze centímetros, com cerca de três centímetros na sua extremidade superior e 1,5 cm na inferior. Localizada atrás das cavidades nasais, é rica em vasos e nervos, sendo formada principalmente de tecido muscular do tipo esquelético, revestido por camada mucosa.
Cumpre funções relativas tanto ao sistema respiratório quanto digestório, já que por ela é possível o trânsito de ar e também de alimentos. Ela é dividida em três regiões anatômicas: a nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.
Divisões da faringe:
a) Nasofaringe (ou parte nasal): é a porção superior da faringe, que se comunica com a cavidade nasal através de duas aberturas denominadas coanas. Principais acidentes anatômicos: pregas salpingo palatinas e salpíngo faríngicas, tórus tubal, óstio faríngico da tuba auditiva e recesso faríngico (tonsilas faríngicas).
b) Orofaringe: é a parte intermediária da faringe, situa-se atrás da cavidade oral e vai do palato mole até a borda superior da epiglote. Comunica-se com a cavidade oral através do istmo dasfauces.
c) Laringo-faringe: estende-se a partir da borda superior da epiglote até a borda superior da cartilagem cricóide. Ela comunica-se com a laringe através do adito da laringe. Lateralmente aoadito da laringe, encontramos o recesso