faringe e esofago
É um órgão musculofascial que une as cavidades nasal e oral, à laringe e ao esôfago. Inicia-se na base do crânio e desce até a margem inferior da cartilagem cricóide ao nível de CVI, continuando com o esôfago. Suas margens superior e anterior são unidas a osso, cartilagem e ligamentos, os dois lados da parede são unidos posteriormente formando a rafe da faringe (estrutura de tecido conjuntivo que desce do tubérculo faríngeo do occipital até o nível da CVI, onde depois se mistura com a parede posterior do esôfago). Anteriormente a faringe se comunica com a cavidade nasal, oral e com a laringe, fazendo com que ela seja dividida em três partes:
- Nasofaringe: localiza-se posterior às coanas e acima do nível do palato mole, seu teto é formado pela base do crânio. O istmo da faringe é o limite entre a nasofaringe e a orofaringe, corresponde ao esfíncter palatofaríngeo, é fechado pelo palato mole. A tonsila faríngea localiza-se na mucosa do teto da nasofaringe e repousa no recesso faríngeo. Nas paredes laterais há o óstio faríngeo da tuba auditiva, tórus tubário e as pregas, prega salpingofaringea, salpingopalatina e salpingonasal.
- Orofaringe: é limitada superiormente pelo palato mole e inferiormente pela margem superior da epiglote, o arco palatogloso marca o limite entre a cavidade oral e a orofaringe, as tonsilas palatinas estão localizadas na parede lateral da orofaringe, entre os dois arcos.
- Laringofaringe: estende-se da margem superior da epiglote até o início do esôfago (CVI e margem inferior da cartilagem cricóide). O ádito da laringe se abre para a porção anterior da laringofaringe, as valéculas epiglóticas estão relacionadas com essa porção da faringe, os recessos piriformes são canais entre a parte central da laringe e a lâmina mais lateral da cartilagem tireóidea. Os músculos da faringe são divididos em dois grandes grupos:
- Músculos constritores ou extrínsecos: constritor superior, constritor médio e constritor inferior da