Resumo - faringe
PABLO PHILLIPE CÂNDIDO DOS SANTOS
RESUMO: FARINGE
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Medicina do Centro Universitário Unirg, como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Anatomia Humana I.
Prof. Ms. André Luiz Gomide de Morais
GURUPI - TO
2013
1. FARINGE
É a parte expandida superior do sistema digestório, que serve também como via para o sistema respiratório, funcionando como uma passagem de ar e alimento.
Encontra-se posterior à cavidade nasal e oral, estendendo-se inferiormente até a laringe. A faringe vai da base do crânio até a margem inferior da cartilagem cricóidea anteriormente e a margem inferior da vértebra C6 posteriormente. É mais larga (aproximadamente 5 cm) oposta ao hióide e mais estreita (aproximadamente 1,5 cm) em sua extremidade inferior, onde é contínua com o esôfago. A parede posterior plana da faringe situa-se contra a lâmina pré-vertebral da fáscia cervical.
A faringe é dividida em três regiões anatômicas: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.
1.1 Parte nasal da faringe (nasofaringe)
A parte nasal fica posterior ao nariz e acima do palato mole. Tem função respiratória. É a extensão posterior das cavidades nasais. O nariz se abre na nasofaringe através de cóanos. O teto e a parede da nasofaringe formam uma superfície continua que se situa abaixo do corpo do esfenóide e da parte basilar do occiptal. O tecido linfóide da faringe forma um anel tonsilar incompleto junto da parte superior da faringe, é o anel linfático da faringe ou de Waldeyer, a parte ântero-inferior do anel é formado pela tonsila lingual, que fica na parte posterior da língua. As partes laterais são formadas pelas tonsilas palatina e tubária e as partes posterior e superior são formadas pela tonsila faríngea.
O tecido linfóide é agregado em massas chamadas de tonsilas. A tonsila faríngea (adenóide) encontra-se na túnica mucosa do teto da parede posterior da nasofaringe.