Sistema Respiratório
Respiração é a troca de gases que ocorre nos alvéolos pulmonares
O sistema respiratório fornece oxigênio e remove gás carbônico do organismo, auxiliando as células no metabolismo, atuando em conjunto com o sistema circulatório. O sistema respiratório também esta envolvido com a vocalização.
Vias Aéreas Superiores: Nariz, Faringe, Seios Paranasais
Vias Aéreas Inferiores : Laringe, Traqueia, Brônquios, Bronquíolos e Alvéolos
Respiração: Nariz Faringe Laringe Brônquios Bronquíolos Alvéolos
Nariz:
Vestíbulo nasal: entrada do nariz em forma de ferradura, sendo recoberta de vibrissas. Tem a função de filtrar bactérias e sujeira quando o ar passa
Fossas Nasais : onde o ar entra (narinas), que tem a função de conduzir o ar.
Septo: cartilagem que separa cada narina, para que o ar não se misture. Cada narina conduz o ar para um dos lados dos pulmões
Conchas Nasais: são estruturas ósseas revestidas de mucosa. Sua função é manter o ar mais tempo no nariz, para que a temperatura e umidade sejam adequados. É dividida em Superior, Médio e Inferior. Produz o muco para que as impurezas menores sejam captadas. É bastante vascularizada para o aquecimento do ar.
Palato Ambos palatos separam a cavidade oral da nasal. A combinação dos dois também ajuda os seres humanos a respirar e mastigar simultaneamente.
Palato Duro: O palato é uma membrana que separa a cavidade bucal das fossas nasais e onde se distinguem duas partes. O palato duro é formado por dois tipos de ossos, chamados maxila e palatino, que são envolvidos por uma membrana mucosa.
Palato Mole: O tecido muscular do palato mole é envolvido por tecido epitelial, que cobre toda a superfície externa e interna do corpo. Ele proporciona proteção, produz secreções e regula tudo o que se move através dele. Na sua porção final contém a úvula, ela ajuda a impedir que a comida vá para as vias respiratórias quando a pessoa engole comida.
Seios paranasais: são