Esofago e faringe
Cumpre funções relativas tanto ao sistema respiratório quanto digestório, já que por ela é possível o trânsito de ar e também de alimentos. Ela é dividida em três regiões anatômicas: a nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.
A parte superior da faringe, a nasofaringe, se estende da base do crânio até o palato mole, exercendo exclusivamente função respiratória. Ela se comunica com a orofaringe, fossas nasais, tubas auditivas, dentre outras estruturas; e é nela que se localiza a amígdala: responsável por captar, filtrar e destruir partículas estranhas ao organismo.
A laringofaringe, ou faringe inferior, é conectada ao esôfago e laringe sendo, portanto, uma via tanto digestória quanto respiratória: funções também exercidas pela orofaringe. Esta última, também chamada de faringe média, e está localizada na parte média deste órgão, e tem comunicação com a boca.
O ar inspirado tanto pelo nariz quanto pela boca passa pela faringe. No primeiro caso, ele é transportado para a nasofaringe, seguindo pela faringe média e inferior, até a laringe. Já na outra situação, ele se encaminha diretamente para a faringe média, fazendo o mesmo percurso restante. Quanto aos alimentos, estes entram unicamente pela faringe média, se direcionam até a inferior e desembocam no esôfago.
Tal versatilidade só é possível graças à epiglote: estrutura que fecha a entrada da laringe nos momentos de deglutição, fazendo com que o alimento se direcione ao esôfago; e se abre ao respirarmos, liberando a passagem de ar pela laringe.
Faringite
Infecção da mucosa faríngea, sua principal apresentação é a aguda, causando principalmente dor ao engolir, febre, mal estar geral, dor muscular e