diabetes
O nome científico é Diabetes mellitus, é uma doença auto-imune caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar (glucose) no sangue. À concentração de glucose chama-se glicemia e ao aumento, hiperglicemia. Trata-se de uma situação muito frequente a nível nacional que atinge ambos os sexos. Poderá causar problemas de coração, cerebrais, renais ou visuais, entre outros. Embora não haja uma cura definitiva, segundo P. E. Norris, o autor do livro “Dieta para Diabéticos”, “ a diabetes mellitus é hoje uma doença que limita bastante o individuo mas que não o incapacita, sendo poucas as actividades próprias da sociedade humana que não podem ser exercidas por um diabético sujeito a tratamento cuidadoso.”
Causas
A diabetes é uma doença que resulta de um deficiente capacidade de utilização do organismo da glucose. Muitos alimentos ingeridos são transformados em glucose que depois de absorvida entra na circulação sanguínea e é utilizada pelas células. Mas para isso é necessária a insulina. Devido a insuficiente produção de insulina ou ao mau funcionamento desta, isto pode causar os vários tipos de diabetes, conforme o problema que se associa.
Tipos de diabetes
Existe dois tipos de diabetes mellitus mais conhecidos a do tipo 1 e do tipo 2.
A diabetes tipo 1, conhecido como diabetes insulinodependente, as células beta do pâncreas deixam de produzir insulina, devido a uma destruição maciça destas. Não se sabe ao certo as causas embora se saiba que é o próprio sistema imunitário do organismo que ataca e destrói as suas células beta. É caracterizada pela produção de anticorpos (auto-imune).
A diabetes tipo 2, designada também por diabetes não-insulinodependente, o pâncreas é capaz de produzir insulina. Contudo, uma alimentação incorrecta e a vida sedentária, com pouco ou nenhum exercício físico, tornam o corpo resistente à insulina (insulinoresistência), devido a uma disfunção dos receptores, a insulina não consegue promover a entrada de glicose necessária