Fisiologia Da Faringe Corrigido
O que é a Faringe?
A faringe é uma porção da anatomia, que
conecta o nariz e a boca, à laringe e ao esôfago. É um canal comum ao aparelho digestivo e ao aparelho respiratório.
De modo geral entre os mamíferos a faringe é o ponto de encontro entre esses dois aparelhos. Características Anatômicas
A faringe é um órgão tubular de aproximadamente quinze
centímetros, com cerca de três centímetros na sua extremidade superior e 1,5 cm na inferior. Estende-se frente da coluna vertebral e mantém estreitas ligações com quatro órgãos: as fossas nasais, a cavidade bucal, a laringe e o esôfago.
A forma da faringe é a de um funil irregular, largo em cima, um pouco dilatado na sua porção média em vizinhança com o osso hióide, e estreito em baixo.
Ela contém glândulas mucosas perto da sua junção com o esôfago, além disso apresentam agregados de nódulos linfáticos que são denominados tonsilas faríngeas ou palatinas.
A faringe é dividida em três regiões anatômicas: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe
A porção superior da faringe, denominada parte nasal ou nasofaringe, se estende da
base do crânio até o palato mole, exercendo exclusivamente função respiratória, tem as seguintes comunicações: duas com as coanas, dois óstios faríngeos das tubas auditivas e com a orofaringe. A tuba auditiva se comunica com a faringe através do ósteo faríngeo da tuba auditiva, que por sua vez conecta a parte nasal da faringe com a cavidade média timpânica do ouvido.E é nela que se localiza a amígdala: responsável por captar, filtrar e destruir partículas estranhas ao organismo.
A parte intermediária da faringe, a orofaringe, situa-se atrás da cavidade oral e
estende-se do palato mole até o nível do hióide. A parte da orofaringe tem comunicação com a boca e serve de passagem tanto para o ar como para o alimento.
A laringofaringe estende-se para baixo (parte inferior) a partir do osso hióide, e
conecta-se com o esôfago (canal do alimento) e posteriormente com