Família
É na família é responsável pelo crescimento físico e psíquico da criança, sendo o primeiro grupo que a criança irá conviver . São com os pais e parentes que a criança aprende os primeiros hábitos e costumes de cultura, por exemplo : o aprendizado da língua. É na família que se exerce o exercício dos direitos da criança e do adolescente: o direito aos cuidados essenciais para seu crescimento e desenvolvimento físico, psíquico e social.
A família é tão importante, que em sua ausência podemos dizer que as crianças ou adolescentes precisam de uma “família substitutiva” ou devem ser abrigados em uma instituição que cumpra as funções maternas e paternas, que seria as funções de cuidado e de transmissão de valores culturais. Portanto inexistindo a família biológica ,outro grupo deverá dar conta desta função.
Um fator econômico está produzindo efeitos no interior da família; cada vez mais vemos crianças indo mais cedo para instituições educacionais. Isso se deve a muitos fatores, um deles é o constante crescimento da mulher no mercado de trabalho, seja por ser mãe solteira, ou pra ajudar no sustento da família e/ou até mesmo como projeto profissional. Isso afeta na relação mãe-filho e na qualidade deste vinculo.
Podemos perceber também é a mudança que esta havendo no modo de agir da crianças,isto é, um homem que nasceu em meados do século 20 vivia sua infância grudado na barra da saia da mãe ,sem ouvir conversas adultas ,etc. , já as crianças de hoje estão expostas a grandes estímulos visuais e auditivos desde que nasce e, precocemente, assiste a telenovelas, participa de conversas adultas, escolhe a roupa que vai vestir.
O psicanalista Jaques Lacan define a família como : “Entre todos os grupos humanos a família desempenha um papel primordial