FAMILIA
Uma das funções da educação na sociedade tem sido mostrar que os interesses individuais realizam-se plenamente através dos interesses sociais. O ser humano só desenvolverá sua potencialidade em contato com outras pessoas, com o meio social. A coexistência no grupo por sua vez, só é possível se o indivíduo aceitar certas regras imposa a todos os indivíduos de uma sociedade.
Dentro do grupo familiar inicia-se o desenvolvimento psicológico, e também o primeiro contato com a sociedade. Normalmente cabe a família educar e preparar a criança para relacionar se com os diferentes grupos sociais. A criança deve receber desde a primeira infância o suporte necessário para que possa compreender a dinâmica da comunicação e interação junto à sociedade. Daí a necessidade da família, pois é esta que permite entender a dinâmica dos papéis desenvolvidos, o dos pais ou responsáveis, que acabam por ensinar e, o das crianças e/ou adolescentes, nos papéis de dependentes, filhos. Os pais ensinam, mas, com a entrada na escola, os filhos começam a trazer ensinamentos, o que acaba se ampliando com o tempo, também com a frequência de outros ambientes e o conhecimento de outros instrumentos culturais. O adulto jovem, a relação pais e filhos equilibra-se, nesse sentido, ensino e aprendizagem tornam-se papéis comuns dos diferentes membros de uma família.
A família educa e que cabe a escola ensinar, ou seja, a família transmite os valores éticos e morais necessários para que a criança possa ser instruída na escola. Mas quando a família também participa e acompanha a aprendizagem escolar, provavelmente esta assegurando aos filhos um futuro repleto de muitas vitórias.