Familia
Segundo Jaques Lacan (1981),
[...] a família preside os processos fundamentais do desenvolvimento psíquico, a organização das emoções segundo tipos condicionados pelo ambiente. É ela que transmite estruturas de comportamento e de representações, cujo jogo ultrapassa os limites da consciência. Com essa afirmação Lacan assegura que:
I- O papel da família é tão fundamental e atua em momentos tão iniciais e importantes da vida do sujeito de modo que constrói uma espécie de lente, através da qual a pessoa compreende e reage aos eventos da vida.
II- A participação da família envolve mecanismos muito básicos de interpretação dos eventos e das emoções e afetos que esses eventos provocam, de modo que inúmeras vezes os indivíduos não conseguem se dar conta conscientemente dos porquês e nem das razões de suas atitudes e comportamentos
III- A família participa das noções mais básicas da formação da moral, através de mecanismos de reforços positivos ou negativos, participando da construção da noção de certo ou errado.
Sobre estas afirmações, assinale a alternativa correta:
No ambiente escolar a criança experimenta uma série de novas experiências que podem permitir desenvolver nossa individualidade e nossa competitividade. Também pode surgir no universo escolar experiências dolorosas quando não conseguimos atingir as metas. Sobre esse panorama da experiência escolar, observe as afirmações a seguir:
I- A vivência acadêmica influencia também nossa percepção social, uma vez que percebemos o outro, e todo o conjunto de características que ele apresenta e que nos possibilita ter uma impressão dele.
II- A vivência escolar permite