Familia e escola
Curso: Pedagogia
Família e escola: uma interação necessária
Mediante revisão do fórum referente à atividade 4.1 Integração família e escola: desafios para as práticas pedagógicas da disciplina Crescimento e Desenvolvimento da Criança I e após fazer a leitura dos artigos propostos, Polonia & Dessen (2007) e 5 mitos da relação família e escola, percebe-se que é unânime o enfatizar a importância da correlação entre instituição de ensino e família, a necessidade de se aliarem tendo a criança como prioridade, visando seu crescimento e desenvolvimento saudáveis. Como citado no fórum, isto não é uma tarefa fácil, por não ser um trabalho individual, mas sim de parceria entre comunidade, escola, família e administração pública.
Como havia me posicionado anteriormente, a aproximação dos pais é importante, como também do professor - diria hoje, depois do contato com novos conteúdos, a escola, a equipe como um todo - ter atitude e buscar esta proximidade, pois uma boa relação família e escola facilita muito a conquista do aprendizado pelo aluno, ajudando o professor para que este saiba o que considerar diante das dificuldades que o aluno tenha ou possa vir a ter.
Dando sequência as contribuições no fórum, enfatizou-se a necessidade de percepção dos educadores quanto à singularidade dos alunos, não cabendo a eles somente o papel de transmissores do conhecimento, mas que sejam também capazes de perceber, conhecer seus alunos. A partir daí, passa-se a abordar a questão da afetividade que não diz respeito somente à família, mas também à escola. Como enfatizado por Polonia & Dessen (2007) “os laços afetivos, estruturados e consolidados tanto na escola como na família, permitem que os indivíduos lidem com conflitos, aproximações e situações oriundas destes vínculos, aprendendo a resolver os problemas de maneira conjunta ou separada” (p. 24). Para exemplificar esta citação trago fragmentos de uma contribuição, na verdade uma experiência