Educa o Profissional e Educa o em Ambientes n o Escolares
Severina Faria dos Santos
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
O QUE É A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: são processos educacionais organizados fora da lógica do sistema regular de ensino, ou seja, são feitos normalmente fora das salas de aula, não seguem um currículo preestabelecido conforme as regras do governo federal, pois o seu conteúdo vai surgindo no dia a dia, a partir da vontade, necessidade e descobertas das pessoas envolvidas.
Para Jaume Trilla “o termo educação não-formal começa a aparecer relacionado ao campo pedagógico concomitantemente à uma série de críticas ao sistema formalizado de ensino, em um momento histórico compreendido como crise do sistema escolar, em que este começa a ser percebido (não só pelo campo pedagógico, como também por diferentes setores da sociedade mais ampla como serviços sociais, a área da saúde e outros) como impossibilitado de responder à todas as demandas sociais que lhe são impostas, delegadas e desejadas. A educação, durante muito tempo foi confundida com escola e ambas as palavras eram, muitas vezes, compreendidas como sinônimos. Atualmente, a compreensão vem se modificando, e podemos perceber tal feito até pelo número de adjetivos que vêm sendo colocados junto à palavra e ao contexto educacional, como: educação para a saúde, para o trânsito, ambiental, social e tantos outros”.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE:
EDUCAÇÃO FORMAL: é a escola propriamente dita, segue o padrão e diretrizes determinados pelo governo federal é o ensino escolar institucionalizado. EDUCAÇÃO INFORMAL: é aquela em que qualquer pessoa adquire pois ela se forma através da vivência e do acúmulo de conhecimentos através de experiências em casa, trabalho e etc.
EDUCAÇAO NÃO FORMAL: normalmente se realiza fora do sistema formal de ensino e vem para completa-lo. Ele aperfeiçoa o ensino, com atividades extra classe. Ex: visita a outros espaços, exemplo pesquisas de campo, qualquer atividade fora do