Familia na escola
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Família e escola: caminhando juntas parar o sucesso do processo Educacional.
A IMPORTÂNCIA NA FAMILIA NAS ATIVIDADES ESCOLARES.
Analisando a sociedade moderna, pode-se observar-se que uma das mudanças mais significativas é a forma como a família atualmente se encontra estruturada. A família tradicional, constituída pelo pai, mãe e filhos tornou-se uma raridade nos tempos de hoje. Atualmente, existem famílias dentro de famílias. Com muitas separações e muitos novos casamentos, aquele núcleo familiar mais tradicional tem dado lugar a diferentes famílias vivendo sob o mesmo teto. Esses novos paradigmas familiares geram, uma sensação de insegurança e até mesmo de abandono, pois a idéia de um pai e mãe cuidadores dá lugar a diferentes pais e mãe “gerenciadores” de filhos que nem sempre são seus.
Além de tudo isso essa mesma sociedade tem exigido, por diferentes motivos, que pais e mães assumam posições cada vez mais competitivas no mercado de trabalho. Então, enquanto que, antigamente, as funções exercidas na família eram bem definidas, hoje pai e mãe, além de assumirem diferentes papéis, conforme os momentos saem todos os dias para suas atividades profissionais. Desta forma observa-se que, em muitos casos, crianças e adolescentes acabam ficando aos cuidados de parentes (avós, tios), estranhos (empregados) ou das chamadas babás eletrônicas, como a TV e a Internet, vendo seus pais somente à noite, isso quando ainda encontram-se acordados.
Toda essa situação gera uma série de sentimentos conflitantes, não só entre pais e filhos, mas também entre os próprios pais. E um dos sentimentos mais comuns entre estes é o se sentir culpados. É ela que, na maioria das vezes, impede um pai ou uma mãe de dizer não às exigências de seus filhos, os quais acabam por achar que oferecendo coisas , substituem amor que lhes seria de fundamental importância na sua formação humana.É ela que faz um pai dar