Familia hylidae
Os anfíbios são animais de sexo separados e no período da reprodução retornam ao ambiente aquático. No acasalamento, o macho abraça a fêmea (amplexo) e ambos eliminam, ao mesmo tempo, seus gametas na água, caracterizando-se como uma fecundação externa. Como resultado da fecundação, formam-se vários ovos envoltos por uma camada gelatinosa. Estes se ficarem fora da água morrem, pois não tem nenhum revestimento especial que evite a perda de água; do ovo surge uma lava chamada girino.
Embora muitas espécies de Anura, tenham desenvolvido modos reprodutivos que suprimem o estágio larval aquático, uma história de vida que inclui o girino apresenta certas vantagens, pois ele é completamente diferente do adulto tanto ecológica como morfologicamente, e muito diversificados em suas especializações ocupando uma variedade de habitats quase tão grande como o dos adultos (Pough, 2003).
Os hábitos dos girinos são diversos assim como seus estilos de vida, podendo se estabelecer em córregos, nascentes, brejos, poças, ou até mesmo em efêmeras situações, como por exemplo, uma vala à beira da estrada (Duelman, 1986). Os girinos apresentam características morfológicas diferentes dos adultos, pois se apresentam da seguinte forma: corpo alongado, ovóide ou cilíndrico, comprimido dorsalmente ou lateralmente, possui nadadeiras para natação; suas especializações alimentares requerem um disco oral queratinizado ou bico córneo geralmente circundado por fileiras de dentículos e sistema digestivo notavelmente diferente do adulto. E podem ser classificados e diferenciados de acordo com : o disco oral ou bico córneo, fórmula dentária, estrutura do espiráculo, tamanho da nadadeira caudal e forma do corpo (ORTON,