RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA NA FAZENDA EXPERIMENTAL CATUABA
CATUABA
RIO BRANCO - ACRE
NOVEMBRO - 2013
SIDNEY FERREIRA DE OLIVEIRA
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA NA FAZENDA EXPERIMENTAL
CATUABA
Trabalho apresentado à disciplina de Zoologia dos Vertebrados no Curso de Ciências
Biológicas, vespertino. Como requisito para a nota da N2.
Docente: Marcia Moreira de Ávila
Rio Branco - Acre, 11 de novembro de 2013.
1 INTRODUÇÃO
A zoologia dos vertebrados é a área que estuda a vida dos vertebrados.
Os animais vertebrados são os seres vivos que possuem o organismo mais evoluído em nosso planeta. Eles possuem como característica principal: medula espinhal e coluna vertebral (formada por vértebras). Muitos animais fazem parte deste grupo, como os anfíbios e os repteis por exemplo.
Os anfíbios são seres vivos que durante seu ciclo de vida passam por duas fases: uma aquática e outra terrestre. Esta espécie é classificada em dois grupos principais: anfíbios com cauda e sem cauda. Os que não possuem cauda
(rãs e sapos) são mais desenvolvidos em relação aos que possuem
(salamandras).
Os anfíbios possuem normalmente quatro membros pentadáctilos para locomoção em terra.
Apesar de possuírem pulmões, seus alvéolos são insuficientes para suprir toda a troca de gases necessária para sua sobrevivência. Por esta razão, eles absorvem oxigênio pela pele, e este processo é bem mais eficiente quando eles a mantêm umedecida, por isso, eles precisam viver em ambientes úmidos.
Dentes pequenos e esqueleto em grande parte ossificado, ou seja, formação de osso seja na formação fetal ou após uma fratura. São animais de sangue frio, Coração com 3 cavidades: duas aurículas ou átrios e um ventrículo.
Sua reprodução é sexuada externa, este processo se dá quando o macho lança seus gametas nos óvulos liberados pela fêmea. De modo geral, este processo ocorrerá em água doce, e uma vez fecundada, os ovos permaneceram em ambiente aquático até o nascimento dos girinos.
Esses