Anfíbios
RIO BRANCO - ACRE
ABRIL – 2013
ALLAN ALMEIDA DRUMOND E SILVA
RELATÓRIO DE CAPTURA ANÁLISE E ARMAZENAMENTO DE ANFÍBIOS
Relatório apresentado ao Curso de Ciências biológicas - Licenciatura, como requisito para a composição da nota da disciplina Zoologia dos cordados - 2° período.
Profa: Márcia Moreira de Ávila
Rio Branco – Acre, 12 de Novembro de 2013. introdução Anfíbios são vertebrados cuja característica fundamental é o desenvolvimento na fase larvária em meio aquático e na fase adulta em meio terrestre.
Os anfíbios atuais podem ser divididos em três grupos: As salamandras, Anuros e Cecílias.
Os anuros são os anfíbios mais bem sucedidos, pois devido á sua morfologia especializada, eles possuem várias formas de locomoção podendo saltar, caminhar, escalar e nadar. Os anfíbios anuros apresentam uma grande diversidade de formas, as quais podem de um modo bastante simplificado, ser reunidas em três formas básicas: sapos, rãs e pererecas. Estas formas, além de serem distintas morfologicamente, ocupam habitats distintos. A aula prática foi destinada à essa ordem. Podendo assim, salientar suas especializações. objetivos Fixar o aprendizado adquirido em sala de aula através da experiência adquirida no campo verificando e aprendendo os locais de maior ocorrência da espécie.
Fazer com que o aluno tenham contato direto com os ambientes naturais. Faça observações e capturas de alguns animais e tente entender suas interações com o meio. O aluno em campo deve verificar: Diversidade, abundância, distribuição espacial e comportamento dos indivíduos. Técnicas de captura e preparação de animais com fins científicos e didáticos.
materiais e métodos
MATERIAIS
Caderneta de campo;
Lápis ou caneta;
Papel vegetal;
Fita de tecido ou outras, com números variados;
Uma lanterna de boa