Familia contemporânea
SErviço social
maria aparecida teixeira lima
A Concepção da nova família.
Paulo Afonso/ Ba
2013
A Concepção da nova família.
Paulo Afonso/ Ba
2013
Maria Aparecida teixeira lima
A Concepção da nova família.
Trabalho interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Sociologia e Serviço Social, Ética,Política e Sociedade,Psicologia Social, Fundamentos Históricos e Metodológicos de Serviço Social ll.
Orientadores: Prof.(s).
Adarly Rosana
Lineia Rampazzo
Márcia Bastos
Sérgio Goes.
Paulo Afonso
2013
Introdução
O presente trabalho tem como propósito repensar as transformações e o processo de construção da família. Desde as últimas décadas se vive mudanças sociais importantes nos diversos contextos sociais: vive-se o regime de acumulação de capital flexível; a globalização em suas dimensões sócio-econômicos, culturais e tecnológicos.
A família contemporânea passar por mudanças em muitas dimensões, especialmente nas relações intergeracionais e de intimidade, caracterizadas pela maior expressão dos afetos e busca de autonomia dos seus membros, a embasar a construção subjetiva individual. Cresce nos últimos anos o número de famílias, o principal provedor é a mulher. As pesquisas e estudos sobre a questão usam termos como chefiar família feminina, domicílio chefiado por ou mulheres de família, cabe assinalar que o ponto comum neste estudo, que foi o critério aqui adotado para configurar o universo da pesquisa, e a responsabilidade com o sustento econômico desta família por parte das mulheres, mesmo quando a principal renda vem da transferência de benefícios efetuados através de programas.
O tema família constitui um desafio as investigações das Ciências Humanas. Ao longo dos tempos, tal questão está entre os que mais têm causado polêmica. As diversas posições sociais e políticas fazer