Familas
Curso de Animação Sociocultural
Ano lectivo 2010/2011
Disciplina: Sociologia
Módulo: Módulo – 3 -Viver em Sociedade
Índice
Introdução………………………………………………….. Pág. 3
Conceito de família…………………………………….. Pág. 4/5
A evolução da família.………………………………… Pág. 6
Novos tipos de família……………………………….. Pág. 7
Estruturas familiares…………………………… Pág. 8/9/10
Funções da família………………………………. Pág. 11/12
A família como agente de socialização……. Pág. 13
Comentário………………………………………………. Pág. 14
Conclusão…………………………………………………. Pág. 15
Netografia………………………………………………… Pág. 16
Introdução
Neste trabalho vou abordar o tema “A Família”. Vou caracterizar a sociedade relativamente a este conceito. Iniciei por definir o conceito família, de seguida revelei um pouco sobre a evolução das famílias expondo alguns exemplos e explicando-os.
Mais tarde em algumas palavras realizei uma pequena introdução a respeito do constante desenvolvimento das famílias, apresentando alguns exemplos como: o divórcio, as famílias monoparentais, recompostas, extensas e homossexuais. Aprofundei também determinados critérios de diferenciação das famílias (casamento ou aliança, filiação, autoridade e autonomia), como são encarados estes papéis e por quem são desempenhados.
As práticas exercidas dependem destes factores tais como: económicos, culturais e religiosos. Procurei descrever os tipos de famílias quanto às etnias, à língua e à religião relacionando com as relações de parentesco entre os membros de famílias diferentes.
Conceito de família:
A consciência de família e de tradição é a raiz da cidadania e da auto-estima. O conhecimento da origem da família, sua ligação a uma tradição, a uma cultura, a uma religião, é o campo da Genealogia. Esse conhecimento é parte fundamental da estrutura de identidade do Eu e requisito fundamental também para autenticidade e maturidade da personalidade de cada um.