Famap
Produtividade nas Organizações
MACAPÁ
2012
FACULDADE ESTÁCIO DO AMAPÁ CAMILA TORRES
CHARLY LIMA STANIS
FLORIANO MACHADO
IASMIN MELO
ISAEL BARROSO
JEFERSON ROCHA
JULLY FERREIRA
PEDRO LEITE
POLANY CORREA
RAFAEL CASTRO
RAILAN ARAÚJO
RAQUEL FERREIRA
Pesquisa de Campo apresentado á disciplina de Administração de Produção e Operações, como requisito integral para a obtenção da nota do AV1 do 5° semestralmente do Curso de Administração da Estácio de Sá do Amapá – FAMAP, sob a orientação do Professor: Oscar Serrano.
MACAPÁ
2012
1. INTRODUÇÃO
Este pesquisa foi motivada pela necessidade de uma empresa reagir a um aumento da demanda, garantindo capacidade de atendimento, sem reduzir o nível de serviço prestado aos clientes. Uma das formas de se atingir tal meta é através da redução de ineficiências internas dos processos. É preciso compreender, entretanto, que para se obter ganhos na realização de uma determinada atividade, é importante monitorá-la tornando possível a mensuração dos sucessos de cada modificação efetivada, bem como a garantia da previsibilidade e da consistência do processo.
Um sistema de monitoramento permite que o processo permaneça sob controle ao longo do tempo, desde que ocorrências fora dos padrões estabelecidos sejam investigadas e tenham suas causas identificadas e eliminadas. Desta forma é possível aprender com os problemas que surgem, evitando sua reincidência. Além disso, o sistema torna-se capaz de fomentar aumentos de produtividade através de metas justas e factíveis.
Entretanto, a medição da produtividade não é uma coisa trivial, pois deve considerar a influência de fatores conjunturais que podem afetar a produtividade alcançada. Muitas vezes pode-se estar monitorando um processo através do acompanhamento de medidas de produtividade da mão-de-obra ao longo do tempo e interpretá-las erroneamente por não se considerar fatores conjunturais. A influência desses