Falência, Etapas da Recuperação Judicial
O PVE é desenvolvido em 3 etapas:
1ª Etapa:
Diagnóstico – É realizado um levantamento dos dados e informações da empresa devedora, verificando-se preços e margens de lucratividade, faturamento, contas a pagar e a receber, fluxo de caixa e outros instrumentos gerenciais por especialistas na matéria.
2ª Etapa:
É confeccionado um Projeto de Viabilidade Econômica com Projeções de faturamentos futuros, custos de fabricação, despesas operacionais,entre outros. Margens de lucros líquidos e, via de consequência, a comprovação da primeira viabilidade do negócio.
3ª Etapa:
De suma importância é o acompanhamento gerencial, que se trata da verificação, mediante relatórios gerenciais, se os objetivos projetados estão sendo atingidos, devendo ser tomadas providências para a correção de eventuais desvios, imprevistos, mudanças de cenários econômicos, etc.
Recuperação Judicial
Quando judicial - É o processo pelo qual o devedor pede ao judiciário autorização para um programa de recuperação nos termos da lei 11101/05. Deferido o pedido, o devedor deverá, dentro do prazo legal, apresentar um Plano de Viabilidade Econômica (PVE). É importante salientar que, neste caso, haverá a necessidade da concordância dos credores. Caso isto não ocorra o pedido de recuperação será automaticamente transformado em falência.
Recuperação Extrajudicial
A empresa, por meio de uma assessoria especializada, elabora um projeto de viabilidade econômica (PVE) demonstrando a possibilidade da recuperação. Na Recuperação Extrajudicial, a empresa devedora discute diretamente com seus credores novos prazos e condições para