socrátes
Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano fazendo com o que as pessoas tivessem suas próprias idéias, ou seja, para Sócrates as idéias nascem do diálogo. Nesse sentido, é válido afirmar que, o conhecimento que Sócrates propõe não pode ser ensinado, não constituí uma ciência sobre as coisas ou informações voltadas para a obtenção de prestígio ou de riquezas: é o conhecimento de si mesmo, a autoconsciência despertada e mantida em permanente vigília.
INTRODUÇÃO
Sócrates nasceu em Atenas em 469 a.C e faleceu em 399 a.C aos 70 anos em sua cidade natal, filho de um escultor e de uma parteira, herdou as artes do pai e da mãe, tornado-se um escultor de almas e parteiro de idéias. Seu processo de pensamento filosófico consistia em fazer com que seus interlocutores buscassem, através do raciocínio e da aceitação de sua ignorância diante do assunto, suas próprias verdades, sem considerar os costumes e dogmas impostos.
Levado a dialogar com seus concidadãos, o filósofo grego não tinha pretensões de apresentar a verdade ou de impô-lá à mente dos mesmos, como se fosse ele o único capaz de fazê-lo. Ao contrário, a meta de Sócrates era levar ao seu interlocutor a tomada de consciência, de sua real situação, ou seja, de uma alma povoada de conceitos mal formulados e obscuros. Isso faz da filosofia socrática uma filosofia de introspecção, do retorno do sujeito para si mesmo (do eu comigo mesmo), reconhecendo seus limites, falhas e sobre tudo, sua ignorância. E somente depois desse reconhecimento de si, ou seja, de solapar os pilares que sustentavam