Falta estrutura nas escolas
CURSO: COMPETÊNCIAS BÁSICAS
DATA: 17 DE AGOSTO DE 2014
ATIVIDADE FINAL DO CURSO COMPETÊNCIAS BÁSICA
FALTA INFRAESTRUTURA NAS ESCOLAS
Vendo que os problemas das Escolas, como infraestrutura, por exemplo, estão mais próximos do dia-a-dia de todos nós, é comum encontrarmos dependências escolares em péssimo estado de conservação. E essas questões se relacionam com a politica econômica.
O FNDE executa duas ações voltadas à melhoria ou ampliação da rede publica de ensino: a ação Infraestrutura Educacional e o Programa Pro infância.
Não se pode negar que atualmente os professores encontram-se diante de uma realidade difícil e inovadora a era dos avanços tecnológicos. Nesse sentido observa-se que as escolas estão distantes de favorecer as condições necessárias para que os alunos não fiquem excluídos. As unidades escolares estão defasadas nas mais primarias condições de infraestrutura (luz, telefone, espaço físico adequado, material didático, computador, TV, internet, capacitação profissional, entre outros). Porém uma vez aprovado um projeto especifico, o entefederado firma um convenio ou um termo de compromisso com o FNDE e passa a receber assistência técnica e financeira para realizar as ações previstas.
Alcançar a qualidade não é uma tarefa fácil, requer tempo e ações integradas, da formação de professores à infraestrutura, da questão salarial à gestão escolar. No processo a reparação da infraestrutura são fundamentais para que os resultados sejam mensurados, isso permite investir em modificações continuas com vista ao aprimoramento constante.
O Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos Para a Rede Escolar Publica de Educação Infantil (Proinfancia) é a principal ação do FNDE no campo da infraestrutura educacional.
Atrair os pais e criar laços significativos com a comunidade são estratégias decisivas para melhorar a qualidade de ensino em escolas mais vulneráveis, aquelas em que