Período de Pêndulo Simples
Autores: Edgard Miranda de Ávila e Matheus Zimermann de Sousa
31/03/2014
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Medições de Período e Desvios do Pêndulo
1. Objetivo O objetivo da experiência consiste em medir o período de oscilação de um pêndulo com a maior precisão possível. Como todo experimento, as medições possuem um erro, nesse caso estatístico. Além do período, esse erro também será mostrado no trabalho. A realização de trabalhos experimentais é essencial na Física e na vida do aluno, pois o permite ver como o mundo funciona realmente e proporciona uma dinamicidade à aula.
2. Materiais Os materiais utilizados foram: barrinhas de ferro, um transferidor, um barbante, um peso e um cronômetro com menor unidade de medida de 0,01s.
A figura abaixo é fiel o bastante para efeito de conhecimento do professor.
3. Introdução ao Experimento Os movimentos oscilatórios são aqueles que se repetem em intervalos regulares. O experimento tem por missão expor os erros estatísticos do movimento oscilatório de um pêndulo simples. O pêndulo é constituído por um fio, teoricamente inextensível, e um peso na extremidade deste. Utilizam-se ângulos de abertura com amplitudes menores que 10°, pois para ângulos maiores o período dependerá cada vez mais do ângulo. Então, depois de montado com os materiais supracitados, o peso foi deslocado 10° em relação à vertical. O cronômetro era acionado quando o peso fosse largado e pausado assim que completasse uma oscilação completa.
4. Medições do Período
A experiência consistia em fazer 30 medições. Os resultados estão dispostos na tabela abaixo:
Com os períodos calculados, nós podemos calcular o valor médio do período (). O cálculo do valor médio do período é dado pela média aritmética dos períodos. Segue a fórmula: =
Calculando a média aritmética dos Tn, encontramos que = 0,86s.
5. Medições dos Desvios
O gráfico abaixo representa os módulos dos desvios de