FALENCIA ME E EPP
Vanessa dos Santos Soares Montenegro
Leandra Nazaré Ribeiro Acioli
1 - Estratégias para o sucesso das micros e pequenas empresas
Introdução
A grande gama de empresas são Micro e Pequenas e seu desempenho é importante para o desenvolvimento econômico e social de um país, pois proporciona a geração de empregos, fazendo a economia prosperar, porém existe um problema que acaba atrapalhando, que é a alta taxa de mortalidade das empresas. Pesquisas realizadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae, 2012), apontam que anualmente são criados no Brasil cerca de 1,2 milhão de novos empreendimentos, sendo 99% deles micro e pequenas empresas. No entanto, um em cada quatro negócios novos não sobrevivem aos primeiros dois anos de atividade. Segundo especialistas, a falta de planejamento, falhas gerenciais, fatores econômicos, despesas excessivas, falta de conhecimento de mercado, entre outras, são os motivos que fazem as empresas não conseguirem se manter no mercado.
Diante deste contexto, percebe-se que é importante utilizar uma parte do recurso de investimento para custear pesquisas e estudos, avaliando as vantagens e desvantagens de tal negócio. Sendo fundamental manter bons controles de estoques, de serviços prestados, do modo como os gestores lidam com os recursos. Um bom plano de negócios deve identificar tempo de retorno do capital investido.Lidar com o fechamento de uma empresa é um momento delicado para qualquer empresário. Os sentimentos de frustração, tristeza e arrependimento podem fazer com que ele desista de ter o próprio negócio e procure alguma atividade como empregado. Por outro lado, fracasso pode ser uma chance de repensar os erros cometidos e tirar lições para uma nova empreitada.
Conforme Lakatos e Marconi (2005, p.83), o método “é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e