Falacias da liquidez
Disciplina: Contabilidade Gerencial
Professora : Sandra
Trabalho: As Falácias da Liquidez
Faat Faculdades Atibaia
Atibaia-SP
23/03/2014
Sumário 1..0 O que é Falacia 2
2.0 As Falacias da Liquidez 2
3.0 Conclusão 2
1.0 O que é Falácia.
2.0 Podemos começar falando do termo falácia que se refere a um argumento falho, mentira, armadilha e que induz ao erro.
2.0 Falácias da Liquidez Com relação à falácia da liquidez podemos dizer que nem sempre uma liquidez alta significa lucratividade para a empresa, pois se existe uma liquidez muito alta significa que existem recursos ociosos, que este dinheiro que teoricamente esta sobrando do ciclo financeiro da empresa, o mesmo poderia estar aplicado rendendo juros.
Se houver excesso de recursos não correntes aplicado no ativo circulante, como excesso de estoque e de duplicatas a receber decorrentes de uma má administração desses itens, estaremos diante de uma liquidez indesejável e certamente contribui para a redução da rentabilidade da empresa. Entretanto se a liquidez provier de baixo passivo circulante é indicio de uma sábia administração que evita despesas financeiras, empréstimos bancários, e que obtém significativos descontos de fornecedores com pagamento a vista.
Á liquidez pode ter vários pontos de vista dependendo de quem esta analisando, exemplo Credor, investidor, proprietários/acionistas.
Credor pode considerar uma liquidez alta boa mesmo sendo uma análise superficial, pois significa capacidade de pagamento.
O investidor analisara a liquidez, mas também outros indicadores exemplo o retorno dos investimentos do ativo etc.
Proprietário a liquidez alta pode ser indesejada pois pode ser recurso ocioso , pode ser um disponível muito alto o que poderia ser aplicado o excesso deste recuro em investimentos e trazer um retorno maior.
Conclusão. A liquidez corrente pode ser alta em função de