Estrategia e Balanced ScoreCard
BALANCED SCORECARD: UM ESTUDO DE CASO COM
UM PEQUENO NEGÓCIO DE SERVIÇOS DE PROFISSÕES
REGULAMENTADAS.
David Kallás
INTRODUÇÃO
“Planejamento é algo que fazemos antes de agir; isto é, tomada antecipada de decisão...” (ACKOFF:1978)
De acordo com dados do BNDES, as micro, pequenas e médias empresas representam cerca de 98% do total de empresas existentes no Brasil, respondem por cerca de 60% dos empregos gerados e participam com 43% da renda total dos setores industrial, comercial e de serviços. Apesar de toda esta representatividade, o índice de mortalidade da micro e da pequena empresa no país é alarmante. DEFINIÇÕES DE PLANEJAMENTO
ESTRATÉGICO
• Para FISHMANN & ALMEIDA “planejamento estratégico é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e reduzir riscos”.
• OLIVEIRA classifica-o como “um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação da empresa com seu ambiente”
Orientação
a. Missão: razão de ser da entidade
b. Vocação: gosto e a facilidade de se envolver em uma atividade
Diagnóstico
a. Aspectos internos: nesta atividade são identificados os fatores críticos de sucesso (FCS) de uma empresa em seu ramo de atividade.
b. Análise ambiental: a análise do ambiente é geralmente a etapa mais importante do plano estratégico, pois é quando as entidades são levadas a alcançar a eficácia pela descoberta de oportunidades e ameaças.
c. Campo de atuação: os conceitos de missão e vocação são muito próximos e servem para delimitar o campo de atuação de uma entidade.
d. Estratégia Vigente: para que não