Resumo Economia
SEUS CONCEITOS E FUNÇOES A Moeda no livro, é definida como um ativo financeiro de aceitação geral, suas principais funções são o meio ou instrumento de troca, ou seja facilitou a troca de mercadorias ,onde tais passaram de diretas para indiretas, não dependendo mais da coincidência de ambos querer o que o outro tem a oferecer, a moeda também é usada como unidade de medida ,estabelecendo assim ,um valor monetário sobre as coisas, como nela se agrega valores, a moeda pode ser uma reserva de valor, representando um direito de quem a possui sobre outras mercadorias, mas essa poupança é se base no que é chamado de falácia ou sofisma da composição, onde se trata que a reserva é pessoal e que sociedade não tem direito sobre ela. No passado a moeda utilizada era a moeda lastreada, chamado de padrão-ouro, que simplesmente era um estoque de pedras preciosas, mais com o desenvolvimento do comercio, ao foi mais possível fazer a conversão da moeda em ouro, por isso foi criada a moeda fiduciária que são as cartas de credito, os cheques etc.
A moeda fiduciária como a moeda normal também e garantida por lei, mas porem sua emissão e livre de qualquer reserva monetária. Como mercadorias, a moda também tem uma oferta e demanda, a oferta da moeda é o meio de pagamento, definido pela quantidade disponível para uso do setor privado quando o for necessário, tendo como objetivo medir a liquidez e satisfazendo suas transações com bens serviços. O saldo de pagamento se compõe pelo saldo da moeda em poder público (PP) mais o saldo dos depósitos a vista (DV).
M=PP+DV
Saldo de moeda em poder público também chamado de moeda manual, se da com a retirada de toda moeda que fica no Caixa das Autoridades Monetárias e no Caixa dos Bancos Comerciais. Depósitos a vista ou em conta corrente podem ser chamados de moeda escritural ou moeda bancaria, pois são movimentadas por simples contabilização, e normalmente representam cerca de 2/3 no total de meios de pagamentos. Não considera-se meio