CUSTOS
GIOVANI DA SILVA MENDONÇA JUNIOR
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EMPRESARIAL
GOIÂNIA, 03/2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho abrange algumas técnicas de analise de balanço, e alguns conceitos como econômico X financeiro, investimento X financiamento, como surgem o ativo e o passivo, capital circulante líquido, falácias de liquidez, limite de endividamento, risco dos empréstimos bancários e as principais mudanças as demonstrações financeiras pelas leis 11.638/07 E 11.941.
O objetivo deste trabalho é complementar os conhecimentos básicos do profissional e do estudante universitário. E facilitar a extração de informações das demonstrações financeiras para a tomada de decisão.
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EMPRESARIAL
ECONÔMICO X FINANCEIRO
Econômico - refere-se a lucro. No sentido dinâmico, de movimento. Estaticamente, refere-se a patrimônio liquido.
Financeiro - refere-se a dinheiro. Dinamicamente, representa s variação de Caixa. Estaticamente, representa o saldo do Caixa. Quando encarado de forma restrita, refere-se à Caixa e de forma ampla, a Capital Circulante Líquido.
Resultado econômico é igual a lucro (ou prejuízo). O lucro aumenta o patrimônio líquido, mas não a disponibilidades em dinheiro.
Por isso, deve-se conjugar a DRE (demonstração do resultado do exercício) – evidência do lucro ou prejuízo – com a DFC (demonstração do fluxo de caixa) ou DOAR (demonstrações das origens e aplicações de recurso).
DFC – evidencia o movimento de caixa da empresa e serve para mostrar o resultado financeiro de curto prazo.
DOAR – evidencia a variação do capital Circulante Líquido e serve para mostrar o resultado financeiro de médio e longo prazo.
Certas estradas de Caixa podem nada significar como, por exemplo, um empréstimo bancário