Fal Ncia
Sumário
INTRODUÇÃO 3
1. Conceito de Falência 4
2. Recuperação de empresa 6
2.1 Recuperação Judicial 6
2.1.1 Requisitos Legais 7
2.1.2 - Procedimentos do plano de Recuperação Judicial 11
2.2 Recuperação extrajudicial 13
2.2.1 Requisitos subjetivos 13
2.2.2 Requisitos objetivos 14
Considerações Finais 15
Bibliografias 16
INTRODUÇÃO
Quando uma empresa está em “crise” pode ser visto de aspectos diferentes, tanto no aspecto econômico, financeiro e patrimonial. Normalmente uma é ligada a outra, podendo assim, levar a empresa a estado de falência.
Irá ser explorado neste trabalho o conceito de falência, assim como sua origem, como era abordado o termo na Idade Média e em outros países, as causas e suas punições em decorrência dos acontecimentos da época.
Podendo ser verificado que a falência era vista tanto no aspecto econômico como no aspecto jurídico, onde os devedores comerciantes não possuíam verbas necessárias para cumprir suas obrigações junto com os credores, e ocasionava a execução coletiva dos bens dos devedores comerciantes. Como também será explicado que tanto os credores como os devedores podem solicitar em juízo o estado de falência e seus direitos e deveres.
Serão abordados também temas como recuperação judicial, recuperação extrajudicial, requisitos legais, seus procedimentos, seus conceitos, e por fim como irá ocorrer à recuperação da entidade mediante a crise pela qual a mesma esta passando.
Portanto serão colocados todos os conceitos sobre falência e recuperação de empresas para assim ser ter uma visão de forma clara e objetiva.
1. Conceito de Falência
Falência consiste na execução coletiva contra o devedor comerciante para a venda forçada de seu patrimônio e o afastamento de suas atividades. Falência é quando o patrimônio liquido do devedor comerciante (que pode ser pessoa física ou sociedade empresária) não é suficiente para quitar suas obrigações com os credores com pontualidade, assim