TEORIA DO CURRICULO
2. Explique as relações entre: mundo do trabalho (relações de produção), Estado (aparelhos ideológicos do Estado), educação e currículo escolar.
Resposta 1:
De acordo com os textos trabalhados em sala de aula, a expressão utilizada à cima entende - se que o currículo sempre será um campo de disputa e que favorece o conhecimento sobre um determinado objetivo a ser alcançado, além de colocar em evidência as experiências vivenciadas pelo público alvo, e vai de certa forma controlar a distribuição do conhecimento que será transmitido, além de colocar também uma ordem de distribuição, que varia do grau de importância que se dá a determinado assunto. E por ser um projeto de formação humana pensado no presente para futuro, partindo do pressuposto do que se pretende alcançar com o currículo escolar utilizando indagações essenciais como: que tipo de ser humano que quero formar, que conhecimento deve ser alcançado, como a sociedade está sendo organizado em cada período, envolvendo também a cultura e o ensino aprendizagem em suas concepções. Também vale ressaltar que o currículo está ligado estreitamente à questão da formação da identidade, ou seja, é através das propostas curriculares que são trabalhadas no decorrer de nosso processo de aprendizagem que vai definir o que somos hoje.
“[...] o currículo constrói identidades e subjetividades, uma vez que, junto com os conteúdos das disciplinas escolares, se adquirem na escola percepções, disposições e valores que orientam comportamentos e estruturam as personalidades”. (ZOTTI, 2004,apud SANTOS & PARAISO,1996, p. 37)
“O currículo então, vem sendo entendido como “artefato cultural”, á medida que traduz valores, pensamentos e perspectivas de uma determinada época ou sociedade. Por isso os estudos sobre a cultura