UEPB Roger
ONUCHIC L. R. Novas Reflexões sobre o ensino–aprendizagem de matemática através da resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A e BORBA, M. (orgs) Educação Matemática – pesquisa em movimento, São Paulo, Editora Cortez, 2004.
RESENHA DO TEXTO: Novas Reflexões sobre o ensino–aprendizagem de matemática através da resolução de Problemas.
Prática pedagógicas do ensino de matemática Professor: Dr. Roger Huanca
ALUNO: AYSLAN STEPHSON DA SILVA QUEIROZ – Matemática 2015.1
1 Introdução
Muitos esforços estão sendo feitos para tornar o ensino da Matemática mais eficiente, que se apresentavam para o ensino e a aprendizagem de Matemática, em estudos sobre ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas e, consequentemente, atendendo também à formação de professores sempre com Muita dificuldade para ensinar.
2 As Reformas e a Resolução de Problemas no século XX
É sabido que se pode pensar em ensino, aprendizagem e avaliação de Matemática como três coisas distintas, que não necessariamente ocorrem ao mesmo tempo ou como decorrência uma da outra. O século XX, século de muitas reformas no ensino de Matemática, passou a entender, porém, que ensino e aprendizagem deveriam ocorrer simultaneamente.
Fundamentar a Resolução de Problemas nessas concepções, e implementar a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, exige do professor e dos alunos novas posturas e atitudes com relação ao trabalho em sala de aula. O professor precisa preparar, ou escolher, problemas apropriados ao conteúdo ou ao conceito que pretende construir. Precisa deixar de ser o centro das atividades, passando para os alunos a maior responsabilidade pela aprendizagem que pretendem atingir. Os alunos, por sua vez, devem entender e assumir essa responsabilidade. Esse ato exige de ambos, portanto, mudanças de atitude e postura, o que, nem sempre, é fácil conseguir.
Nessa