Fabricação de aço
O aço é um material metálico, constituído de ferro e uma pequena porcentagem de carbono. Outros elementos químicos também são adicionados a fim de se obter propriedades adequadas ao uso do aço. É o produto mais reciclado do mundo.
São 3 etapas do processo siderúrgico: Redução, refino e Conformação mecânica.
1.1 Redução
Neste processo, a produção do aço é feita a partir do minério de ferro encontrado na natureza em forma de rochas que precisam ser processados para obtenção de ferro gusa ou ferro esponja.
1.1.1 Ferro-gusa: A transformação da matéria prima em aço começa com o processo de redução.
No alto forno, o minério sob forma granulada é aquecido juntamente com o carvão vegetal a mais de 1400°c. O calcário, outro tipo de fundente, é adicionado para ajudar na formação da escória, responsável pela captura das impurezas do minério. O resultado após a passagem pelo alto forno é o ferro em forma liquida chamada de ferro- gusa. Depois o ferro-gusa é transportado para o conversor da aciaria.
No conversor ocorre o refino do metal que agora irá transformar o ferro gusa em aço. Ele é obtido pela injeção de oxigênio no ferro gusa liquido. Neste momento também é adicionado a cal para formar a escória. Assim o aço estará pronto.
1.1.2 Ferro esponja
Para obter o ferro esponja é utilizado um processo alternativo. A redução direta que é feita em um reator.
O processo inicia com a redução do minério de ferro que pode ser granulado ou na forma de pelotas. No reator, com monóxido de carbono e hidrogênio, o minério reage à temperatura de 950°C e se transforma em ferro esponja que é altamente metalizado.
2. Refino e conformação mecânica
Em outra forma de produção, o aço é fabricado através das etapas de refino e conformação mecânica e o aço é produzido a partir de sucata de ferro gusa ou ferro esponja.
O processo de produção inicia com a seleção da sucata ferrosa. São milhões de toneladas de objetos recolhidos todos os anos, o que contribui para a