Processo de Fabricação - Aço
Palavras-chave — Cementação; Nitretação; Recozimentos; Revenimento; Têmpera.
CORTE
O processo parte de chapas de cromo-vanádio especial, que são cisalhadas em prensa excêntrica. Após, formam as geratrizes, com uma distribuição de volume adequada às dimensões da chave.
FORJAMENTO
A peça sofre uma conformação a quente em várias fases de deformação utilizando-se de matrizes abertas, até atingir a forma ideal da peça, obtendo-se as melhores características mecânicas para o produto.
USINAGEM
Fase onde a peça passa por transformações dimensionais em máquinas operatrizes. São elas:
Rebarbação: Onde é retirado em prensa o excesso de material proveniente do forjamento.
Brochamento: Operação que utiliza ferramentas multi-cortantes (brocha), onde a peça adquire as dimensões finais, conforme especificações.
ACABAMENTO
As chaves recebem esmerilhamento, lixamento, tamboreamento, jateamento e polimento nesta fase, conforme as especificações do projeto, visando remover arestas e tornando a superfície adequada ao manuseio.
TRATAMENTO TERMICO
Os tratamentos térmicos dos metais e das ligas têm por fim modificar as propriedades dos corpos, unicamente pela variação da temperatura.
Têmpera e revenimento: processo onde as peças passam por transformações micro-estruturais, conferindo uma resistência à tração, flexão, dobramento e abrasão, com dureza adequada, conforme o projeto.
1. Têmpera
É o tratamento térmico aplicado aos aços com porcentagem igual ou maior do que 0,4% de carbono. O efeito principal da têmpera num aço é o aumento de dureza.
1.1 Fases da têmpera
1ª Fase: Aquecimento – A peça é aquecida em forno ou forja, até uma temperatura recomendada. (Por volta de 800ºC para os aços ao carbono).
2ª Fase:
Manutenção da temperatura – Atingida a temperatura desejada esta deve ser mantida por algum tempo afim de uniformizar o aquecimento em toda a peça.
3ª Fase:
Resfriamento – A peça uniformemente aquecida na