fabricação do aço
• Ferro guza – Liga de ferro com 2% a 5% de carbono, além de impurezas
• Ferro fundido – A mesma liga do ferro guza, contudo menos impurezas são encontradas.
• Aço – Liga de ferro com 0.2% a 1% de carbono e poucas impurezas são encontradas
A produção de aço é feita basicamente pelo minerio de ferro e do carvão coque. Ambos são jogados em alto-fornos junto com o calcário, ele são aquecidos a temperaturas superiores a 1200C°. O produto dessa reação é a escória e o ferro guza.
Depois disso, o ferro guza é aquecido em um conversor, onde o resto das impurezas são retiradas. Ao fim desse processo é adiquirido o aço na forma líquida.
O aço é jogado em formas para o resfriamento e adiquirir um formato mais conveniente para o processo de laminação. Neste último processo, o aço volta a ser aquecido e passa por cilindros, que reduzem sua espessura para que o mesmo possa ser utilizado de uma forma mais prática, dependendo do seu destino final. As formas mais comuns de serem encontradas o aço são em forma de chapas ou vergalhões, pois são as mais usadas na área da construção civil.
O aço é uma material fantástico, com inúmeras utilizações em inúmeros campos de trabalho. Em nossa área, a engenharia civil, ele é um dos principais materiais utilizados, pelas suas incriveis qualidades, tanto financeiramente, quanto ecologicamente. Necessitamos de conhecimento sobre ele, pois o aço está fazendo parte do presente da nossa profissão, e irá fazer ainda mais no futuro!