relatorio fabricaçao do aço
Antônio Rodolfo Marinho de Carvalho
Grazielly Martins da Silva
Haline Leila Silva Pedrosa
Rafaely Ferreira de Souza
Priscila Pontes Brito da Silva
Trabalho apresentado ao professor Ivan Vieira Melo para a disciplina Ecologia para Controle da Produção Industrial da turma MM de engenharia mecânica da UFPE.
Aplicação das bases termodinâmicas e ecológicas ao processo de fabricação do aço
Processo de fabricação do aço
Os metais ferrosos são obtidos por redução dos minérios de ferro nos altos-fornos. Pela parte superior do alto-forno, insufla-se ar quente. O coque queima produzindo calor e monóxido de carbono, que reduzem o óxido de ferro a ferro liquefeito, com excesso de carbono. O calcário converte o pó do coque e a ganga (minerais terrosos do minério) em escória fundida. Pela parte inferior do forno, são drenadas periodicamente a liga ferro-carbono e a escória. O forno funciona continuamente. O produto do alto-forno chama-se ferro fundido ou gusa (pig iron). É uma liga de ferro com alto teor de carbono e diversas impurezas. Uma pequena parte da gusa é refundida para se obter ferro fundido comercial. Porém a maior parte é transformada em aço. O rendimento do ferro fundido em aço consiste em reduzir-se a quantidade de impurezas a limites prefixados. O excesso de carbono é removido como gás carbônico (); os óxidos e outras impurezas transformam-se em gases ou em escória que sobrenada o aço liquefeito.
Bases ecológicas
Não está ainda definido com exatidão o conceito de poluição, nem há divulgação correta do mesmo na esfera da população. Para uns, poluição é modificação prejudicial em um ambiente onde se encontra instalada uma forma de vida qualquer; para outros, essa forma de vida tem de ser o homem, e outros mais a entendem como alteração ecológica nociva, direta ou indiretamente, à higidez humana. As empresas