FÁRMACOS QUE ATUAM SOBRE O TRATO GASTROINTESTINAL
FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS DE ARAGUARI
SETEMBRO/2014
CAMILA DE MORAIS
GISLAINE RODRIGUES
LETÍCIA AUGUSTA
LUANA LOPES
Trabalho apresentado à professora Rita Alessandra Cardoso do curso de Enfermagem/4 período como requisito parcial para aprovação na disciplina de
Farmacologia.
Inibidores da secreção ácida gástrica
Anti-ácidos
Antidiarreicos
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE ARAGUARI
SETEMBRO/2014
FÁRMACOS QUE ATUAM SOBRE O TRATO GASTROINTESTINAL
As drogas que agem em nível do tratogastrointestinal são aquelas capazes de interferir nas principais funções deste sistema visceral. Tais funções são extremamente importantes do ponto de vista farmacológico dentre elas:
- Secreção gástrica;
- Controle do reflexo do vômito (Êmese);
- Motilidade intestinal e eliminação das fezes;
- Formação e eliminação da bile.
Além da sua função primordial de digestão e absorção de alimentos, o tratogastrointestinal é um dos principais sistemas endócrinos do corpo e tem sua própria rede neuronal integradora (o sistema nervoso entérico). Os medicamentos relacionados ao tratamento dos distúrbios gastrointestinais compreendem cerca de 8% de todas as prescrições no meio médico.
Inibidores da secreção ácida gástrica
As principais condições patológicas nas quais é útil reduzir a secreção ácida são a ulceração péptica (tanto duodenal quanto gástrica), a esofagite de refluxo (em que o suco gástrico provoca lesão do esôfago) e a síndrome de Zollinger-Ellison (uma condição rara causada por tumor produtor de gastrina).
O desenvolvimento das ulceras pépticas não esta bem esclarecida. Na atualidade a infecção da mucosa gástrica por Helicobacter pylori* - um bacilo Gram-negativo que provoca gastrite crônica – é geralmente considerada uma importante causa, particularmente de úlcera duodenal, embora continue havendo alguns cépticos. A