farmacologia
O presente trabalho é sobre a farmacologia que sem dúvida umas das principais ferramentas para profissionais da área de saúde, ou em sentido mais amplo, para todos os profissionais que necessitam ou lidam diretamente e indiretamente com fármacos e medicamentos. A compreensão do modo com o qual os fármacos agem no organismo é de fundamental importância para o melhor emprego dos medicamentos. Em sua fundamentação, a farmacologia compreende o entendimento histórico, propriedades físico-químicas, composição, bioquímica, efeitos fisiológicos, mecanismo de ação, absorção, distribuição, biltra afirmação, excreção e terapêutica, relacionados a substâncias químicas que conseguem alterar a função normal do organismo humano.falaremos sobre alguns fármacos que agem no aparelho digestivo,com o objetivo de aprender e alertar a todos sobre os efeitos que esses causam no nosso organismo.
Antiácidos:
Quem nunca teve uma azia ou aquela sensação ruim de queimação no estômago? Toda vez que sentimos isso a primeira coisa que nos vem a mente é correr e comprar um antiácido, não é? Só que você sabe como eles funcionam? Tem ideia de que tipo de reação eles causam no nosso organismo para que tudo volte ao normal?
Os antiácidos são medicamentos que aumentam o pH gástrico, com esse aumento o ácido clorídrico é neutralizado. Esse é o ácido que causa aquela sensação de queimação no estômago toda vez que comemos algo muito pesado, ele é produzido em excesso quando um alimento muito “pesado” chega ao estômago e não há suco gástrico em grande quantidade para processá-lo. O objetivo do tratamento é evitar a produção de ácido no estômago ou neutralizá-lo. Os bloqueadores dos receptores H2 para a istamina, incluindo a cimetidina, a famotidina, a nizatidina e a ranitidina, reduzem a quantidade de ácido produzido no estômago e ajudam a prevenir o ardor, Existem dois grupos de antiácidos, os sistêmicos e os não