Extração do DNA da mucosa bucal
O DNA é um aglomerado de moléculas que contém material genético. Esse material é determinante para o bom funcionamento dos seres vivos e da formação das características físicas.
Como substância química o DNA é bem simples. Ele contém três tipos de componentes químicos: (1) fosfato, (2) um açúcar chamado desoxirribose e (3) quatro bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina e timina.
Segundo Watson-Crick A estrutura em dupla hélice sugere como o material genético pode determinar a estrutura das proteínas. Talvez a sequência de pares de nucleotídeos do DNA determine a sequência de aminoácidos na proteína especificada por esse gene. Em outras palavras, algum tipo de código genético pode escrever uma informação no DNA como uma sequência de nucleotídeos e então traduzi-la em uma linguagem diferente de sequências de aminoácidos na proteína. O modelo da replicação do DNA é que o zíper de replicação, ou forquilha, seria encontrado na molécula de DNA durante a replicação. Essa forquilha é o local no qual a dupla hélice é desenrolada para produzir os dois filamentos únicos que servem como moldes para cópia.
O DNA constitui a formação de nossos genes, estruturas que representam nossas informações genéticas, aquilo que determina coisas como: o tipo de cabelo, estatura, cor da pele e dos olhos, a velocidade de crescimento e etc. Recebemos esses genes de nossos pais e durante a reprodução passamos para nossos filhos, através dos gametas sexuais.
A atuação do DNA, durante nossa vida, ocorre através de sua expressão. Cada gene corresponde a uma região específica da molécula de DNA, determinando, de acordo com as sequências presentes naquela região, a produção de um RNA que enviará a mensagem para a produção de determinada proteína. Desta forma, temos a produção celular de substâncias como enzimas, anticorpos, hormônios e outras tantas substâncias fundamentais para nossa subsistência.
MATERIAL E METODOS
Material
• Um copo descartável
•