Tipos de Amplificadores
Entre diferentes tipologías de etapas de potencia encontramos:
Clase A
Clase B
Clase AB
Clase C
Clase G
MOSFET
Amplificador de Clase A (CLASS-A AMPLIFIER)
A saída de corrente flui ao longo do ciclo do sinal de entrada.
A corrente de polarização do transistor de saída é elevada e constante ao longo do processo, ou não há saída de áudio. A distorção introduzida é muito baixo, mas o desempenho também será baixa, sendo sempre inferior a 25%.
Amplificador clase B (CLASS-B AMPLIFIER)
A saída de corrente flui apenas durante cerca de metade do ciclo do sinal de entrada. Durante a outra metade do ciclo, o sinal é amplificado. Ocorre na saída de uma mudança positiva alternativa há sinal; em negativo, nenhum sinal.
Além disso, nenhuma corrente flui através dos transistores de saída, quando nenhum sinal de áudio. A distorção é introduzida, por conseguinte, muito elevada, mas o rendimiento significativamente melhorada em comparação com a classe A, mas será sempre menor que 80%.
A qualidade deste tipo de estágio de potência é muito pobre, por isso só é usado em sistemas que não necessitam de qualidade de som, tais como sistemas de telefonia, abridores de portas, etc.
-AB AMPLIFIER)
A saída de corrente flui entre a metade de ciclo e o ciclo completo do sinal de entrada.
Como em amplificadores de classe A, há uma polarização de corrente constante, mas relativamente baixa, evitando a distorção de cruzamento. Amplificadores são de melhor qualidade. Além disso, melhora a classe B para evitar a distorção excessiva. O seu desempenho é melhor do que a da classe A, mas mais baixa do que B.
Amplificador de clase C (CLASS-C AMPLIFIER)
A saída de corrente flui para menos do que uma metade do ciclo do sinal de entrada.
Classe C trabalha para uma banda de frequência estreita e é bem adequado para equipamento de rádio. é um perrada.
Amplificadores de Clase G
(Da classe modelos de negócios F E e não mais fabricado).