Diversos
A sociologia se apresenta na mudança da sociedade, saindo dos tempos feudais para a consolidação da sociedade capitalista. Sociologia seria então o estudo do comportamento social, das interações e organizações humanas que fazem dessa ciência algo de grande mudança ao longo dos tempos que visa sistematizar as compreensões cotidianas da sociedade.
Nesse primeiro capitulo o autor mostra acontecimentos históricos que a sociologia se encontra inserida como a revolução francesa e a revolução industrial que no meio de todas as transformações econômicas, políticas e culturais que fizeram com que as mudanças em meio a sociedade a fizesse agir no meio de todos esses acontecimentos. Cada mudança com a consolidação da sociedade capitalista representava, novas formas de introduzi e organizar a vida social se tornava mais presente os métodos de estudos sociológicos.
Um ponto importante referente ao inicio do estudo da sociologia em meio a toda essa mudança, foi pelo fato de que os homens que buscaram desenvolver uma maneira melhor de se compreender o individuo e todas essas organizações não tinha tais conhecimentos científicos ou sociológicos, mas que buscavam introduzir determinadas modificações na sociedade. O capitulo frisa que esses homens foram precursores recrutados entre militares políticos que participavam e se envolviam profundamente com os problemas de sua sociedade.
A sociologia se constitui à partir de quando a revolução industrial coloca a sociedade em diversas mudanças nas quais se analisa sobre a situação da classe