Bacharel
ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS DA CONSCIÊNCIA (Segundo Marco Antonio Coutinho Jorge):
a) Quantitativas – rebaixamento do nível da consciência:
1. Obnubilação ou turvação da consciência - (sonolento ou parecendo desperto) - grau leve a moderado
2. Sopor – sonolento.
3. Coma – é o grau mais profundo – ausência de qualquer indício de consciência.
Síndromes psicopatológicas associadas ao rebaixamento do nível da consciência: Delirium – termo que designa as síndromes confusionais agudas. Ocorre desorientação temporo-espacial, angústia, agitação ou lentificação psicomotora, ilusões e alucinações visuais, piora ao anoitecer. Atenção: não confundir delirium (quadro sindrômico com alteração do nível de consciência) com delírio (alteração do juízo de realidade, idéias delirantes). Estado onírico – estado semelhante a um sonho muito vívido. Alucinação visual intensa com caráter cênico: cenas complexas, ricas em detalhes, às vezes terríficas. Angústia, temor, pavor. O doente grita, se debate na cama, tem sudorese profusa. Há geralmente uma amnésia consecutiva ao período em que o doente permanece em estado onírico. Ocorre em: psicoses tóxicas. Síndrome de abstinência de drogas (especialmente no delirium tremens). Quadros febris tóxico-infecciosos.
Amência - Meynert, Kraepelin Quadro de confusão mental com diminuição do nível de consciência, excitação psicomotora, acentuada incoerência do pensamento, perplexidade, sintomas alucinatórios oniróides.
b) Qualitativas – alteração parcial ou focal do campo da consciência:
Uma parte do campo da consciência está alterada e outra não. Quase sempre há também uma diminuição do nível de consciência.
1- Estados crepusculares – estreitamento transitório do campo da consciência com a conservação da atividade psicomotora global, podendo apresentar atos automáticos. Surge e desaparece