bioquimica
Dente
- Esmalte
- Dentina
- Cemento
- Polpa
Periodonto Periodonto de proteção (gengiva): ligamento circular de Koelliker, constituído pelas fibras do Grupo L do periodonto
- Fibras gengivo-alveolares
- Fibras gengivo-dentais
- Fibras dento-dentais
- Fibras dento-alveolares
- Fibras circulares
Bioquímica do Periodonto
O Periodonto é a unidade anatômica e Funcional do dente, servindo para proteger e fixar o dente no seu alvéolo, bem como acompanhar o dente em todos os seus movimentos através das suas fibras colágenas, especialmente dirigidas e orientadas.
Estas fibras colágenas são escleroproteínas e apresentam riqueza nos aminoácidos glicina, hidroxiprolina, lisina, hidroxilisina. Elas funcionam amortecendo os esforços laterais, verticais e rotatórios dentro dos padrões fisiológicos normais, evitando a reabsorção do osso alveolar, ou a deposição excessiva de tecido ósseo. Por isso, as fibras do Periodonto são distribuídas em cinco grupos:
1. Fibras do grupo I que constituem o periodonto de proteção ou gengiva ao nível da região cervical do dente. Estas fibras são dento-gengivais, dento-alveolares, gengivo-alveolares, dento-dentais e circulares. Todas em conjunto compõem o ligamento circular de Koelliker, ao redor do colo dentário.
2. Fibras do grupo II são superficiais e vão da crista alveolar ao cemento, sendo inclinadas para ápice do dente.
3. Fibras do grupo III são horizontais e vão da parede alveolar ao cemento no terço médio da raiz. 4. Fibras do grupo IV são oblíquas profundas e vão da parede alveolar ao cemento, no terço apical da raiz, sendo inclinadas para a coroa do dente.
5.Fibras do grupo V ou periapicais são verticais e contornam o periápice, limitando o espaço periapical de Black que está repleto de tecido conjuntivo frouxo.
As Fibras do grupo II, III, IV e V constituem o pericemento, ou ligamento periodôntico, que na realidade é o tecido