Relatório de extração de DNA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
DISCIPLINA DE GENÉTICA
RELATÓRIO DE EXTRAÇÃO DE DNA
São Luís
2013
VANESSA DA SILVA LIMA
RELATÓRIO DE EXTRAÇÃO DE DNA
Relatório elaborado de acordo com a aula prática de Extração de DNA para obtenção de nota parcial. Orientador(a): Prof(a). Lígia Tchaicka.
São Luís
2013
INTRODUÇÃO
O DNA são fitas de uma substância química orgânica denominada ácido desoxirribonucleico, que contêm os códigos para a fabricação de todas as proteínas do nosso organismo, determinando todas as características genéticas dos indivíduos, como a cor dos olhos, dos cabelos, da pele, os grupos sangüíneos a altura, etc.
Em seres humanos assim como em outros organismos, uma molécula de DNA consiste de dois filamentos que descrevem a forma de uma hélice dupla que se enrolam, composta de açúcar e moléculas de fosfato, elas se interconectam através de degraus ou fases de nitrogênio contendo elementos químicos chamados de bases.
Quatro diferentes bases estão presentes no DNA: Adenina (A), Tiamina (T), Citosina (C) e Guanina (G). A ordem especifica na qual elas se organizam ao longo do açúcar-fosfato é chamada de seqüência do DNA.< http://www.veg11.com.br/site/oqueedna#>
Portanto, existem várias técnicas para extração do DNA, que utilizam diferentes metodologias e espécimes biológicos. O sangue é o padrão-ouro de material utilizado para extração de DNA porque é fonte abundante de informação genética e por fornecer amostra fresca para análise.
No entanto, muitos outros materiais podem ser efetivamente analisados: células epiteliais da mucosa oral; unhas, pêlos e fios de cabelo (região do bulbo capilar); manchas de material biológico (líquido seminal, urina, saliva) em vidro, faca,