Relatório - Experimento de extração do DNA
Introdução:
Os alunos da ________ série ___ do Ensino ________, período da _______, após os conteúdos estudos em sala de aula, realizaram um experimento relacionado à obtenção do DNA de um morango.
Toda a informação necessária para criar um organismo encontra-se no DNA. Esta molécula é usada durante o período de vida de um organismo para fornecer instruções para milhões de processos celulares que ocorrem constantemente. Para estudar o modo como essas informações são comunicadas à célula os cientista isolaram o DNA e estudaram o modo de interação do DNA com as proteínas e RNAs.
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um polímero localizado no núcleo das células. É constituído por nucleotídeos, formados por fosfato, desoxirribose e bases nitrogenadas (adenina, timina – guanina, citosina). Tem estrutura composta de duas longas fitas paralelas torcidas em forma de hélice, ligadas pelas pontes de hidrogênio.
A molécula de DNA está presente nas células de todos os seres vivos, incluindo plantas (como o morango, por exemplo), fungos e bactérias. Ela tem o poder de se autoduplicar e sintetizar RNA, que é uma molécula que atua na síntese de proteínas.
Assuntos antes desafiadores e talvez impossíveis, como determinação de paternidade ou a resolução de crimes, hoje com o DNA há certa facilidade em obter uma resolução para esses e outros questionamentos.
É o DNA que permite diferenciarmos uns dos outro, por ser uma estrutura que identifica os seres vivos e apresenta características próprias (até mesmo em indivíduos de uma mesma espécie). Assim, pessoas de uma mesma família, irmãos, por exemplo, apresentam diferenças determinadas pela variação do DNA presente em cada indivíduo. Nele contem a “informação” que instrui o desenvolvimento e funcionamento de todos os organismos vivos.
Hodiernamente através de genes do DNA (estruturas que representam nossas informações genéticas) é possível dar características de um ser para