Relatório de extração de dna
Introdução
O presente relatório descreve o experimento de extração de material genético (DNA) da cebola (Allium cepa). O DNA (ácido desoxirribonucleico) é uma molécula orgânica que contém a “informação” que instrui o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos. Existem inúmeras técnicas de extração de DNA e a escolha dessa técnica depende da fonte, quantidade, e idade da amostra. A extração do material genético possui inúmeras aplicações em áreas como medicina, agricultura, criminalística, entre outras. Na prática realizada com o objetivo de extrair o DNA da cebola, foi realizada uma extração com objetos e reagentes de uso cotidiano e que podem ser encontrados em qualquer cozinha, e os resultados foram satisfatórios para o objetivo proposto pelo experimento, sendo observada a formação de um emaranhado branco de filamentos de DNA da cebola.
O DNA é o responsável pelo armazenamento e transmissão da informação genética que é expressa pela produção das variadas proteínas que compõem um ser vivo. Esta informação é copiada ou transcrita nas moléculas de RNA, cujas sequências contêm o código para a ordenação específica de aminoácidos de uma cadeia polipeptídica que formarão as proteínas.
Uma molécula de DNA é constituída por duas cadeias que se organizam em uma estrutura de dupla-hélice, sendo que cada cadeia simples de DNA é formada por uma molécula do açúcar desoxirribose, uma base que pode ser adenina, guanina, citosina ou timina e um grupo fosfato. Existem apenas esses quatro tipos de bases no DNA: adenina e guanina pertencem ao grupo das purinas, enquanto que timina e citosina são do grupo das pirimidinas.
As moléculas de DNA são encontradas dentro das células de todos os seres vivos, incluindo plantas, fungos e bactérias. Com exceção das bactérias, nas quais o DNA fica solto dentro da célula, em muitos outros seres vivos ele fica acomodado