Anuário estatístico da previdência social - acidentes de trabalho
Atividade de Epidemiologia Ocupacional.
1- Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social, no ano de 2010 o subgrupo da CBO com maior número de acidentes típicos e de doenças do trabalho foi o de “Trabalhadores de funções transversais”. Defina este subgrupo, ou seja, quais as características dos trabalhadores que fazem parte deste subgrupo e formule uma hipótese para explicar os possíveis fatores que influenciaram tal situação.
Resposta: Os trabalhadores que representam este subgrupo são parte da produção de bens e serviços industriais, incluindo trabalhadores de produção extrativa, construção civil e da produção industrial de processos discretos, voltadas primordialmente à forma dos produtos, que mobilizam funções psicomotora e mentais. O desempenho desses trabalhadores tem como função operar robôs, veículos e controlá-los remotamente, conduzir equipamentos de elevação e movimentação de cargas etc.
Uma das hipóteses provável dos acidentes típicos e das doenças de trabalho, seria que a indústria que utiliza este tipo de tecnologia teve um aumento na produção nestes últimos anos. Com isso um maior numero de trabalhadores neste setor, e assim consequentemente elevando as estatísticas de acidentes e doenças.
2- Faça uma comparação com os dados publicados nos anos de 2009 e 2010, com relação às partes do corpo mais afetadas.
Resposta: De acordo com os dados publicados nos referentes anos de 2009 e 2010, o membro mais afetado foi o dedo, sendo uma das partes mais expostas da atividade desempenhada. No ano 2009 mostra que a mão e o antebraço foram uma das partes mais afetadas depois do dedo, em razão de serem o mais próximo da área afetada. Assim em 2010 a mão continua em segundo lugar, consequentemente o dorso em terceiro lugar.
3- Faça uma análise crítica da Tabela 31.1 – Quantidade mensal de acidentes de trabalho, por situação e registro e motivo – 2008/2010, evidenciando se há sazonalidade na